Para desenvolver em VBA, é necessário abrir um dos aplicativos Office, como o Excel ou Word. O ambiente de desenvolvimento da linguagem VBA chama-se Visual Basic Editor (VBE) e a forma mais fácil mostrá-lo (e ocultá-lo) é pressionando Alt+F11 na janela principal do aplicativo.
- Habilitar a Guia Desenvolvedor na Faixa de Opções
- O VBE e Principais Janelas
- O Project Explorer
- Renomear um Projeto
- Proteger um Projeto
Você pode também acessar o VBE pelo comando Visual Basic na guia Desenvolvedor na Faixa de Opções do seu aplicativo:
Habilitar a Guia Desenvolvedor na Faixa de Opções
Se você não encontrou a guia Desenvolvedor no seu aplicativo, é porque ela não é exibida por padrão e você deve habilitá-la manualmente. Além de conter o botão que leva ao VBE, ela possui várias ferramentas úteis para desenvolvedores. Para mostrá-la, siga as instruções a seguir.
- No Office 2010, 2013, 2016 e 365: clique com o botão direito numa das guias da Faixa de Opções e em seguida em Personalizar a Faixa de Opções:
Habilite a caixa de seleção Desenvolvedor e clique em OK:
- No Office 2007: clique no Botão Office >> botão Opções:
Clique no controle Mais Usados e habilite a caixa de seleção Mostrar guia Desenvolvedor na Faixa de Opções e, em seguida, clique em OK:
O VBE e Principais Janelas
A figura abaixo mostra o uma típica tela do VBE:
O VBE possui várias janelas internas. Pode ser que nessa figura haja mais janelas que em seu VBE, ou que as janelas estejam em tamanhos ou posições diferentes. Isso acontece porque cada uma dessas janelas pode ser movida, redimensionada, restaurada ou ocultada. Para exibir quaisquer uma dessas janelas, clique no controle Exibir na Barra de Menus, mas o que recomendo mesmo é utilizar os atalhos de teclado:
- Ctrl+R – Project Explorer
- F4 – Propriedades
- Ctrl+G – Janela de Verificação Imediata
O Project Explorer
No VBA, um projeto é o primeiro nível da hierarquia de um documento ou aplicativo que possui componentes de código VBA. Esses componentes se chamam módulos. Um projeto nasce junto com a criação de um documento Office. Logo, quando você cria uma nova pasta de trabalho Excel ou documento Word, junto dele é incorporado um novo projeto, e todo documento Office tem um e apenas um projeto.
O Project Explorer é a janela do VBE que lista todos os projetos carregados numa sessão do aplicativo, numa hierarquia de Projetos e depois Módulos:
No exemplo acima temos dois projetos (porque há dois documentos abertos) num mesmo aplicativo de Excel e vários módulos. Para efeito de organização, o VBE separa os módulos em pastas. Então, o projeto da pasta de trabalho Produtos.xlsm
possui 4 módulos e o projeto da pasta de trabalho Vendas.xlsm
possui 5 módulos.
Renomear um Projeto
O nome de um projeto pode ser diferente do nome do documento Office que o hospeda. Por exemplo, o projeto de Vendas.xlsm
não se chama, necessariamente, Vendas
. No caso do Excel, assim como quando criamos uma pasta de trabalho em branco ele chama a primeira planilha de Plan1
, seu projeto por padrão chama-se VBAProject
:
Se você quiser dar um nome diferente ao seu projeto, vá na guia Ferramentas >> grupo Propriedades de VBAProject, e na janela que aparecer, vá na aba Geral >> caixa de texto Nome do projeto:
Se você tiver muitos projetos, pode se organizar inserindo uma descrição na caixa de texto Descrição do projeto, como Projeto de Controle de Estoque da MLF
.
Proteger um Projeto
É possível proteger seu projeto para que outras pessoas não vejam a estrutura de módulos e código. Você pode fazer isso para proteger sua propriedade intelectual ou simplesmente para que nenhum usuário altere o código de seu programa e você possa garantir sua funcionalidade. Para fazer isso, vá na guia Ferramentas >> controle Propriedades de <nome do seu projeto>. Na nova janela, selecione a aba Proteção, habilite a caixa de seleção Bloquear projeto para exibição, preencha o campo de senha, redigite a senha na caixa de texto abaixo e, em seguida, clique em OK:
Fique atento para não esquecer a senha de seu projeto, caso contrário, não poderá desbloqueá-lo nem editá-lo mais.
Deixar um comentário
Você precise estar logged in para postar um comentário.