Instalar o Power BI Desktop

Esta página mostra como instalar o Microsoft Power BI Desktop e detalha alguns pontos importantes das versões disponíveis e cenários de instalação.

Introdução

Se você é novo aqui e quiser ler uma introdução sobre o Power BI ou ir até o índice do site com todos os tópicos sobre Power BI, clique aqui.

A Microsoft tornou o processo de baixar e instalar o Power BI Desktop tão fácil quanto visitar o portal do Power BI em powerbi.com, clicar em baixar e instalar. Na maioria das vezes, será isso mesmo e você não terá problemas. No entanto, pode ser que em alguns cenários você precise cumprir alguns passos extras, e esta página tem o objetivo de ser um guia para você não ter complicações. Conforme explicitado na página inicial, não confunda Power BI com Power BI Desktop. Power BI é o nome de um conjunto de soluções de Business Intelligence da Microsoft, e Power BI Desktop é um software gratuito que compõe o conjunto de soluções. Esta página explica como instalar o Power BI Desktop.

Plataformas Disponíveis

O Power BI Desktop é compatível apenas com o sistema operacional Windows 7, 8, 8.1 e 10. Se você tentar instalar no Windows 7, o instalador irá requerer que instale o framework do .NET, mas não se preocupe que ele fará isso automaticamente por você.

Existe uma versão do Power BI Desktop, também gratuito, que pode ser obtido através da Microsoft Store. Essa versão do software não será tratada neste artigo, apenas a versão para desktop, que é a mais comumente utilizada.

Embora não existam versões para Mac e Linux, você pode usar, através um navegador de qualquer plataforma e sem precisar instalar nada, alguns recursos do Power BI Desktop em relatórios publicados no serviço do Power BI. No entanto, o foco desta página é falar especificamente do Power BI Desktop na modalidade Windows.

Monitor

Sua experiência com o Power BI Desktop será melhor quanto maior for seu monitor. Isso se justifica principalmente pelo fato de você precisar trabalhar, no mínimo, com dois Painéis de Tarefas a todo momento na tela principal. Painéis de Tarefas são janelas encaixadas na lateral da tela do seu aplicativo:

Embora você possa colapsar esses painéis de tarefas para ganhar mais espaço clicando na seta indicada pelo retângulo vermelho acima, isso levará a uma queda de produtividade.

Se você puder investir num monitor de aproximadamente 23 polegadas, será o ideal para você desfrutar o máximo do poder do Power BI Desktop. Ter dois monitores também pode ser bastante produtivo, já que muitas vezes trabalhamos com duas telas ao mesmo tempo: a principal e a do Editor do Power Query.

Muitos alunos insistem em trabalhar com o Power BI Desktop na tela de laptop, e meu dever é frisar que é a forma menos produtiva de se trabalhar no aplicativo.

Instalação Padrão

Só siga o passo a passo abaixo se você tiver certeza que o seu Windows é 64 bits, que o seu Office também é 64 bits e que você quer instalar a versão Português (Brasil) do Power BI Desktop.

Para fazer a instalação padrão do Power BI Desktop, visite powerbi.com, e clique em Comece Gratuitamente:

Em seguida, clique no botão Baixe Gratuitamente que o download será iniciado:

Após baixar o instalador, que é um arquivo do tipo executável, abra e siga o assistente, que é bem simples e não requer grande atenção. Feito isso, o Power BI Desktop ficará disponível no seu computador para você usar quantas vezes quiser e quando quiser.

Você precisa da autorização de administrador para fazer a instalação do Power BI Desktop. Se você estiver logado no Windows com um perfil de usuário, necessitará de uma senha de administrador para realizar a instalação.

Instalação Personalizada

Entre no site powerbi.com usando seu navegador e role a página até o final. Você verá na seção Downloads do rodapé o item Power BI Desktop. Clique sobre ele.

Em seguida, quando a nova página carregar, clique em Opções de Download Avançadas:

Outra página irá carregar, onde você irá escolher o idioma. Nesta página iremos ensinar a instalar o Power BI Desktop em português, então clique sobre a caixa de combinação e escolha Portuguese (Brazil):

Ao fazer isso, a página irá recarregar-se automaticamente, mostrando o mesmo conteúdo, mas em português e com a opção do idioma em português selecionada. Quando a página terminar de carregar, clique em Baixar:

Clique neste link para ir diretamente à página de download da versão em português: https://www.microsoft.com/pt-BR/download/details.aspx?id=45331

Você irá se deparar com a janela final, em que deverá escolher uma das versões em (1) e depois clicar em (2) para baixar e então executar o instalador:

O arquivo PBIDesktop.msi se refere à versão do Power BI Desktop de 32 bits, e o PBIDesktop_x64.msi se refere à versão de 64 bits. As seções a seguir explicam como você decidirá se instala a versão de 32 ou 64 bits. Não tente instalar as duas versões, escolha somente uma delas.

Idioma

Todas as funcionalidades presentes no Power BI Desktop em inglês estão também presentes em outras versões. Logo, a decisão de escolher o idioma é mera questão de preferência. Nos nossos tutoriais do site, utilizamos a versão Português-Brasil.

Arquitetura

Como dito anteriormente, o Power BI Desktop está disponível na arquitetura de 32 e 64 bits, e é recomendável você deve instalar a versão de 64 bits caso seu Windows seja dessa arquitetura, que é o caso da maioria das estações de trabalho da atualidade. Existem algumas permissões sobre combinações da arquitetura do Power BI Desktop a instalar e do Windows instalado:

  • Você pode instalar uma versão de 32 ou 64 bits do Power BI Desktop num Windows 64 bits.
  • Você pode instalar somente a versão de 32 bits do Power BI Desktop num Windows 32 bits.

Se você não sabe qual é a arquitetura do seu computador, pressione o botão Windows, digite Sistema e pressione Enter ou clique sobre o item Sistema, realçado:

A janela abaixo irá aparecer, e destacamos onde se encontra a informação desejada:

Lembre-se que você está interessado na arquitetura do Sistema Operacional, e não do Processador.

Para o exemplo acima, descobrimos que o sistema operacional é de 64 bits e, por consequência, suporta a versão de 64 bits do Power BI Desktop. Estamos livres de todos os problemas com isso? Nem sempre, como mostra a seção a seguir.

O Impacto da Arquitetura do Microsoft Office no Power BI Desktop

Se você não usa Microsoft Office nem pretende instalar no seu computador, não precisa importar-se com as recomendações desta seção ao instalar o Power BI Desktop.

Descobrir a Arquitura do Microsoft Office

Assim como o Power BI Desktop, o Microsoft Office também é disponibilizado nas arquiteturas 32 e 64 bits, e um computador só pode ter uma das versões instaladas.

Antes de prosseguirmos com a instalação do Power BI Desktop, você deve saber qual é a versão do Microsoft Office que se encontra instalada. Para fazer isso, basta abrir um dos aplicativos do Office como o Excel, clicar em Arquivo e depois em Conta:

Em seguida, clique no botão Sobre o Excel:

Na janela que surgir, você verá qual é a arquitetura do seu Microsoft Office:

Combinações de Instalação

Você pode ter um Office 32 bits com Power BI 64 bits e vice-versa, mas com isso terá, principalmente, duas limitações:

  • Não será possível importar dados de arquivos XLS (ou seja, formatos de arquivo do Excel 97-2003). Vale ressaltar que a importação de arquivos XLSX funcionará normalmente.
  • Não será possível importar dados de arquivos MDB e ACCDB (ou seja, formatos de arquivo de Bancos de Dados do Microsoft Access).

Se você não for utilizar esses dois tipos de arquivo como fonte de dados, não precisa se importar em manter as arquiteturas do Power BI Desktop e Microsoft Office iguais.

Se quiser saber informações detalhadas sobre esse assunto, veja a página oficial da Microsoft.

Ação Adicional Necessária para Power BI Desktop e Office 64 bits

Se tanto o seu Microsoft Office como o Power BI Desktop forem 64 bits, você deverá instalar o driver do Mecanismo de Banco de Dados Access para conseguir importar fontes de dados da seção anterior sem ter problemas.

A instalação é bastante simples, basta acessar a página onde se baixa o Microsoft Access Database Engine 2010 Redistributable, clicar em Download (deixe a caixa de combinação selecionada no idioma em inglês mesmo) e depois clicar em Next.

A partir daí, basta esperar baixar o arquivo, executar o instalador e reiniciar o seu Power BI Desktop que os formatos de arquivo XLS, MDB e ACCDB poderão ser usados como fonte de dados sem erros.

Vantagens da Versão de 64 Bits

Em termos de funcionalidade, tanto a versão de 32 bits como a de 64 bits possuem os mesmos recursos. A vantagem principal da versão de 64 bits é que ela é capaz de trabalhar com volumes de dados maiores e de forma mais rápida que a versão de 32 bits. Se você trabalha apena com pequenas bases de dados, não precisa se preocupar com isso.

Pelo fato da quantidade de dados média mundial crescer exponencialmente ano após ano, nossa recomendação é que você instale o Power BI Desktop 64 bits com Office 64 bits. Se você já tiver um Office 32 bits instalado, vale a pena desinstalá-lo para instalar a versão de 64 bits em seu lugar. Dessa forma, a compatibilidade entre o Power BI Desktop e o Office fica da melhor forma possível.

Além disso, alguns dos próprios funcionários da Microsoft já falaram que a versão de 64 bits funciona de forma mais estável que a de 32 bits, até mesmo para fontes de dados de pequeno volume.

Atualizações Automáticas do Power BI Desktop

O Power BI Desktop, ao contrário de muitos aplicativos (incluindo os do Microsoft Office) não possui o recurso de fazer atualizações automáticas. Em outras palavras, toda vez que surge uma versão nova do Power BI Desktop, você deverá instalar manualmente a nova versão. Para tal, não é necessário desinstalar a versão anterior, o instalador irá cuidar disso para você. Fique atento somente à questão de baixar a versão na mesma arquitetura do Power BI Desktop (32 ou 64 bits). Se você não sabe qual é a versão que se encontra instalada no seu computador ou sequer sabe se o Power BI Desktop está instalado no seu computador, clique com o botão da direita no menu Iniciar do Windows (ou pressione o botão Windows+X) e depois clique em Apps e Recursos:

Na janela que aparecer, pesquise na caixa de texto por power bi (não esqueça do espaço) e os itens instalados no seu computador serão filtrados. Se aparecer o Power BI Desktop, será fácil identificar a arquitetura dele, como mostrado. Se nada for mostrado, é porque ele não se encontra instalado no seu Windows.

 

Toda vez que você abre o Power BI Desktop, o aplicativo verifica se há uma nova versão disponível e o notifica para tal, então você não precisa se preocupar em checar no site oficial da Microsoft se atualmente está ou não usando a última versão do Power BI Desktop.

Executar o Power BI Desktop pelo Primeira Vez

Ao iniciar o Power Desktop pela primeira vez, uma janela será apresentada em que você deverá logar ou informar seus dados nos campos de um formulário. Essa etapa é obrigatória. Você pode até driblar essa janela, mas é melhor preencher os dados de uma vez, senão toda vez que você entrar no aplicativo, será incomodado.

Caso você crie um novo cadastro, pode ser que você não encontre um botão “OK” para clicar, e isso acontece porque há uma barra de rolagem à direita que muitas pessoas não vêem na primeira vez:

Por |2018-08-10T15:49:28+00:00julho 13th, 2018|Power BI|0 Comentários

Sobre o Autor:

Felipe Costa Gualberto é Microsoft Most Valuable Professional (MVP) desde 2013 e é Diretor Técnico da MLF Soluções Tecnológicas e Educação Corporativa. Áreas de interesse: Power BI, Excel, VBA, Office Addins, Sql Server, .NET

Deixe um comentário