Power BI – Início

Esta página é dedicada para quem quer aprender ou aprofundar-se no Microsoft Power BI Desktop e também no Power BI em sua modalidade para o Microsoft Excel.

Os tópicos estão listados numa sequência lógica de aprendizado:

Postagens de Blog Sobre Power BI

O Microsoft Power BI é um conjunto de soluções desenvolvido pela Microsoft para atender uma demanda de BI (Business Intelligence) do mercado. Com ele, é possível importar, transformar e visualizar dados de diversas fontes diferentes. Ele permite tornar usuários finais mais independentes da área de TI de uma empresa para criar os relatórios, podendo então caracterizar-se também como uma ferramenta de Self-Service BI.

Estamos na Era da Informação. Isso pode ser evidenciado pelo fato de que o volume de dados produzido pelo planeta dobra a cada 18 meses. Por esse fato, os profissionais deverão estar capacitados para entendê-los e atuar inteligentemente sobre sua manipulação para extrair as informações desejadas, e o Power BI é exatamente a ferramenta de trabalho ideal para isso.

O Power BI é composto por várias tecnologias e foi se desenvolvendo aos poucos. A Microsoft usa uma terminologia confusa e alguns dos termos costumam confundir os usuários. Durante os anos, essas tecnologias mudaram de nome ou são chamadas por outros nomes em outras plataformas, mas essencialmente são conhecidas como:

  • Power Pivot: permite criar relacionamentos entre tabelas e escrever fórmulas DAX (Data Analysis Expressions).
  • Editor de Consultas / Power Query: importa e transforma dados através de etapas e suporta a linguagem funcional M.
  • Relatórios / Power View: ambiente para criar dashboards e interagir com visuais de tabelas, filtros e gráficos.

Trabalha-se com essas tecnologias do Power BI principalmente em duas plataformas: no Microsoft Excel, já bastante conhecido no mercado, e num outro software chamado Power BI Desktop. Não confunda Power BI com Power BI Desktop. O primeiro se refere ao conjunto de soluções da Microsoft, e o segundo é o nome de um software que você instala e baixa no seu computador.

Uma vez desenhados os relatórios nessas plataformas (principalmente no Power BI Desktop), é possível usar o Serviço do Power BI para publicar os relatórios. Isso significa que você pode publicar seu relatório numa página da web e com um link (URL), poderá compartilhar o relatório com os colaboradores de sua organização ou clientes. Então, eles poderão acessar relatórios a partir de um navegador ou celular, sem precisar ter o Excel ou Power BI Desktop instalados.

Além disso, o Power BI não está limitado ao Excel ou ao Power BI Desktop: depois de publicá-lo no Serviço do Power BI, você ainda tem diversas ferramentas de administração, sincronização de dados, restrição e privacidade no portal do Power BI para poder aperfeiçoar a sua experiência e de seus colegas de trabalho.

Postagens de Blog Sobre Power BI

Por |2018-08-07T11:58:09+00:00julho 13th, 2018|Power BI|4 Comentários

Sobre o Autor:

Felipe Costa Gualberto é Microsoft Most Valuable Professional (MVP) desde 2013 e é Diretor Técnico da MLF Soluções Tecnológicas e Educação Corporativa. Áreas de interesse: Power BI, Excel, VBA, Office Addins, Sql Server, .NET

4 Comentários

  1. Juliana Andrade 26 de outubro de 2018 em 22:23

    Boa noite Felipe, tenho um arquivo que utiliza a data no formato “20180101” não consegui criar esta referência no dcalendário pelo fato do formato de meses e dias não utilizar 2 digitos e não consegui criar uma formula de if para incluir o zero. você pode me ajudar ?

    • Felipe 27 de outubro de 2018 em 09:17

      Olá Juliana!
      Crie uma coluna calculada com a fórmula a seguir em sua tabela de fatos:
      Data = DATE(LEFT(Tabela[DataInt]; 4); MID(Tabela[DataInt]; 6; 2); RIGHT(Tabela[DataInt]; 2))

      • Juliana Andrade 28 de outubro de 2018 em 21:07

        Obrigada Felipe! gostaria de cadastrar meu email pessoal no power bi, mas não foi possível pois não tem o formato de email de empresa. Há alguma outra forma de cadastrar o meu email q é do Yahoo?

Deixe um comentário