O Visual Studio é um software disponibilizado pela Microsoft em várias edições, inclusive uma gratuita. Ele é usado para desenvolver criar aplicações em diversas plataformas e linguagens de programação diferentes. Este artigo ensina como você instala e faz as principais configurações do Visual Studio para trabalhar com o Office Addins.

Introdução

O Visual Studio (ou simplesmente VS e não confundir com o clássico Visual Studio Code apresentado neste artigo), facilita o desenvolvimento, teste dos seus Office Addins. Além de ter modelos prontos para usar e executar, possui funcionalidade para você publicar suas aplicações.

Não é obrigatório instalar o Visual Studio para desenvolver seus Office Addins.

Existem várias versões do Visual Studio: uma versão gratuita do Vi

Instalação

O Visual Studio Community pode ser obtido neste link: https://visualstudio.microsoft.com/pt-br/vs/community/. Após acessá-lo, basta clicar em Baixar o Visual Studio:

Um instalador será baixado, o qual você deverá executar. Após o instalador baixar alguns arquivos essenciais para a tela principal de instalação poder ser executada e você fizer alguns cliques óbvios no assistente de instalação, a janela abaixo será exibida:

O Visual Studio é uma ferramenta flexível e, durante sua instalação, você pode personalizar quais pacotes de desenvolvimento deseja usar, representados pelos retângulos que podem ser marcados ou desmarcados.

Para desenvolver suplementos com o Office Addins, você deverá marcar, no mínimo, os seguintes pacotes:

  • ASP.NET e desenvolvimento Web
  • Desenvolvimento para Office/SharePoint
  • Desenvolvimento multiplataforma com .NET Core

Na verdade, o único pacote obrigatório para trabalharmos com Office Addins é o Desenvolvimento para Office/SharePoint, mas como vamos explorar vários recursos durante o desenvolvimento de suplementos, é uma boa ideia acrescentar esses outros pacotes.

Precisamos agora nos certificar que a versão correta do kit de desenvolvimento de TypeScript, que é uma forma mais fácil de escrever JavaScript, está também sendo instalada. Para tal, clique em Componentes individuais e verifique se uma das versões de SDK do TypeScript de versões 2.3 ou superior está marcada. No meu caso, mesmo já havendo versões mais novos, segui deixando a versão 2.6 marcada pois essa foi a versão sugerida pelo instalador:

Em seguida clique em Pacotes de idiomas e habilite o idioma Inglês. Nos tutoriais deste site, utilizo a versão do Visual Studio em inglês (dê prioridade sempre ao inglês, ao programar e invista no seu inglês), então, recomendo que adicione esse pacote.

E agora, basta clicar em Instalar e aguardar!

Se você iniciou o processo de instalação do Visual Studio e esqueceu de adicionar algum pacote de desenvolvimento ou idioma, não se preocupe e aguarde o término da instalação. Você poderá, depois, acessar esse instalador para adicionar ou remover recursos pesquisando, no Menu Iniciar, por Visual Studio Installer:

Após finalizar o processo de instalação, abra o Visual Studio. Ele perguntará se você deseja logar com uma conta existente ou criar uma. Basta seguir as instruções e começar a usar.

Configurar o Visual Studio

Nos meus tutoriais, uso tema escuro no Visual Studio simplesmente por uma questão de gosto. Se quiser mudar seu tema, vá no menu Tools >> Options e na janela, General >> mude Color theme para Dark: