Para experimentar funcionalidades exclusivas lançadas pelo time de produto do Office, é necessário instalar uma versão diferente do Office, também conhecida como Office Insider. Neste artigo explico como fazer isso.

Introdução

Leia esta seção antes de prosseguir. Contém informações fundamentais para você decidir como seguir os tutorais do artigo.
  • Não é garantido que você receba todos os recursos do Office Insider mesmo se seguir este tutorial. Meu palpite é que a disponibilidade de alguns recursos do Office Insider é dada apenas a alguns usuários sorteados e, com o tempo, ampliada para todo público.
  • As versões do Microsoft Office no modo Insider são instáveis, com recursos experimentais e não devem ser usadas de forma nenhuma com finalidades profissoinais. Use-as apenas como testes e curiosidade.
  • Para usar a versão Office Insider da Microsoft é necessário que você assine uma licença do Microsoft Office 365.

Qual são as Vantagens de Participar do Office Insider?

Com uma versão do Office Insider, você pode ter acesso aos últimos recursos em versão beta do Microsoft Office. A seguir, algumas novidades do Excel que estão disponíveis apenas para usuários da versão Insider.

Matrizes Dinâmicas

Matrizes Dinâmicas mudam a forma como escrevemos fórmulas no Excel e introduz funções novas como SIMPLES, ÚNICO, CLASSIFICAR, CLASSIFICARPOR, SEQUÊNCIA, RANDARRAY, FILTRO:

Escrevi um artigo mostrando esse novo recurso neste link.

Gráficos com Visuais Personalizados de Power BI

A Microsoft revelou que usuários do Excel poderão inserir visuais personalizados de Power BI de forma semelhante como usamos os gráficos nativos nas planilhas. Mais detalhes sobre esse assunto aqui.

Tipos de Dados Ricos

O Excel introduziu um novo tipo de dados que permite você acessar propriedades de objetos (chamados, neste contexto de Tipos de Dados Ricos). Com isso, você pode facilmente saber a população de um país ou índices de ações e bolsas de valores.

Funções Personalizadas em JavaScript

Se você conhece VBA, talvez saiba que é possível escrever suas próprias funções personalizadas no Excel em VBA. No Excel do Office Insider, você pode fazer o mesmo em linguagem JavaScript! Veja mais sobre esse assunto aqui.

Pré Requisitos

Para fazer uma instalação do Office Insider, é necessário que você possua uma assinatura, mensal ou anual, do Microsoft Office 365.

Se você possui a versão de varejo (isto é, fez um pagamento único para ter uma determinada versão do Office, sem direito à atualizações de novas funcionalidades), não poderá ingressar no Office Insider. Isso inclui instalações do Office 2019, 2016, 2013 e todas outras versões anteriores.

Dependendo da licença do Office que 365 você que você possuir, a forma como ingressar no Office Insider pode ser diferente.

Descobrir a Licença do seu Office

Acesse www.office.com. Clique em Instalar o Office e depois em Outras opções de instalação:

Na página que carregar, clique em Assinaturas e será possível verificar a licença do seu Office:

Agora, continue seguindo este tutorial de acordo com a versão do Office que você identificou.

Para Licenças Office 365 Home, Personal, Education

É muito fácil ingressar no Office Insider se a licença do seu Office for uma dessas. Basta abrir um aplicativo do seu Office, clicar no botão Office Insider e depois Ingressar no Office Insider:

Em seguida, atualize seu Office, no clicando no botão logo acima.

Dessa forma, você pode sair do Office Insider a qualquer momento!

Talvez seja necessário fazer algumas coisas a mais para concluir a instalação do Office Insider nessa modalidade, nada muito difícil. Assim que eu tiver acesso a uma licença do Office desse tipo, irei detalhar melhor esta seção do artigo. Em caso de dúvidas, deixe sua pergunta na seção de comentários

Para Licenças Office 365 Enterprise

Aqui, o processo é mais complicado. Inicialmente, certifique-se que não há nenhuma instalação do Office na sua máquina.

Depois, baixe a ferramenta Office Deployment Tool no link: https://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=49117.

Esse arquivo irá descompactar, num diretório à sua escolha, arquivos instaladores do Office Insider. No meu caso, criei um diretório no Desktop chamado Office Insider. Rodei o instalador baixado e selecionei esse diretório recém criado como destino da extração de arquivos pela instalação:

Os arquivos extraídos são mostrados abaixo:

Clique com o botão da direita no arquivo configuration-Office365-x64 (ou configuration-Office365-x32, se sua instalação Windows for de 32 bits) e, no menu flutuante, clique em Editar:

Altere o conteúdo do arquivo para o código abaixo (mais uma vez, troque 64 por 32 se seu Windows for 32 bits):

<Configuration>
  <Add OfficeClientEdition="64" Channel="InsiderFast">
    <Product ID="O365ProPlusRetail">
      <Language ID="pt-br" />
    </Product>
  </Add>
</Configuration>

Agora, vamos iniciar o prompt de comando no modo de Administrador. Pressione o Botão Windows, digite cmd, clique com o botão da direita em Prompt de Comando e, no menu flutuante, clique em Executar como Administrador:

Precisamos acessar os arquivos instaladores. No meu caso, o diretório foi criado no Desktop e chama Office Insider. Além disso, meu usuário se chama Felip, você precisará adaptar a linha de comando abaixo para corresponder à localidade dos seus arquivos:

cd C:\Users\Felip\Desktop\Office Insider

Agora, é necessário executar o instalador, que irá baixar e instalar o Office no seu computador de acordo com o arquivo de configurações que editamos (fique atento à questão de arquitetura do seu Windows 32 ou 64 bits):

setup.exe /configure configuration-Office365-64.xml

Se fez tudo corretamente e estiver conectado à internet, verá a janela abaixo:

Após concluir a instalação, embora não seja obrigatório, costumo reiniciar a máquina.

O Excel foi instalado e se encontra no Menu Iniciar (pressione botão Windows >> digite Excel >> clique em Excel):

Ao entrar na primeira vez no Excel, será solicitado que você entre com suas credenciais (login e senha):

Se fez tudo corretamente, poderá confirmar que a instalação do seu Office é do tipo Office Insider clicando no menu Arquivo >> Conta:

Agora, basta aproveitar os recursos exclusivos do Microsoft Office!

Extra: Usar Windows numa Máquina Virtual (VMWare)

Explorando mais uma precaução mencionada na Introdução, não é recomendável instalar o Office Insider no seu computador de trabalho, e sim numa outra máquina.

Se você não tiver um computador extra para fazer a instalação do Office Insider, pode optar por fazer uma nova instalação do Office no mesmo computador, numa máquina virtual. Uma máquina virtual (de forma bem resumida) permite você rodar outro ambiente Windows dentro do seu Windows.

Nesta seção é mostrado como fazer isso usando o software gratuito VMWare, mas você pode pesquisar mais à respeito e subir máquinas virtuais de várias formas diferentes, inclusive na nuvem.

Máquinas virtuais, naturalmente, executam numa velocidade de processamento inferior ao sistema principal do seu computador. Se você não possuir um disco de armazenamento do tipo SSD na sua máquina, mas sim HD, pode ser que sua experiência seja bastante prejudicada.

O link para baixar a versão gratuita do VMWare, que permite você subir uma máquina virtual no seu computador se encontra em: https://my.vmware.com/de/web/vmware/free#desktop_end_user_computing/vmware_workstation_player/15_0. Vá até esse link e baixe a versão para seu sistema operacional (no meu caso, Windows):

É necessário que você possua um computador com arquitetura de 64 bits para usar o VMware.

Após baixar e instalar o VMware, você deverá reiniciar o computador para concluir a instalação.

Então, execute o VMware Workstation Player:

Selecione Create a New Virtual Machine:

Selecione a ISO do seu Windows. Recomendo que seja uma versão do Windows 10 64 bits. Em seguida, clique em Next:

A ISO do Windows é um arquivo com uma imagem do DVD de instalação do Windows. Se não possuir uma ISO, você pode instalar o Windows na máquina virtual com o disco de instalação do Windows, que normalmente vem no seu computador ou num box, caso tenha adquirido no varejo.

Na próxima tela, selecione a versão do Windows, entre com a chave do produto e clique em Next:

Em seguida, basta clicar em Next até, na última tela, aparecer o Finish que o processo de instalação irá iniciar:

Após o término da instalação, sua máquina virtual irá iniciar automaticamente. Nas próximas vezes que quiser iniciar essa máquina virtual, basta abrir o aplicativo VMware, clicar sobre o nome dela e depois em Play virtual machine:

Voltando ao nosso processo de instalação, se tudo der certo, sua máquina virtual irá herdar automaticamente os drivers de rede que permitem seu computador conectar à internet, e já será possível abrir um navegador e acessar sites. Agora, você está pronto para instalar seu Office Insider.