Microsoft lança o Script Lab

Blog MLF   •   18 de Abril de 2017

 

Se você usa o VBA com frequência, provavelmente já se perguntou se é possível fazer com que o VBA rode numa planilha online. A resposta é: não é possível e nem será, se depender da Microsoft. O motivo disso é que a empresa está investindo pesado em outra tecnologia de automatização para Office chamada Office Addins.

O Office Addins é uma solução baseada em JavaScript, HTML e CSS que  permite rodar código que funcione em Office para Windows, Mac, Web App (online) e iPad. Na verdade, isso já é possível desde 2012, mas até então a Microsoft tinha voltado seus esforços para atender apenas desenvolvedores. Como o usuário do dia a dia ficou de fora dessa novidade, não é de se espantar que não popularizou e as pessoas continuaram usando o VBA.

Desta vez, a Microsoft está focada em aumentar a adoção do Office Addins, e o Script Lab facilita exatamente isso: é uma ferramenta que permite qualquer um escrever código em JavaScript de automatização do Office dentro da própria aplicação!

Veja o vídeo oficial do lançamento do projeto:

Como Instalar

Neste passo a passo, vou ensiná-los como instalar o Script Lab no Excel para Windows. Vale ressaltar que o Script Lab está disponível tanto para Excel, Word e PowerPoint, no Windows, Mac, Web App (online) e no iPad.

Para começar, verifique se suas configurações satisfazem as exigências abaixo:

  • Windows 8 ou superior.

  • Microsoft Office 365 (assinatura) 32 ou 64 bits.

  • Conexão com a Internet.

Embora o Script Lab funcione no Office 2013 e no 2016 (versão de varejo, sem ser assinatura do Office 365), é altamente desaconselhável usar essas versões para escrever código nesse novo tipo de automatização do Office.

Abra o Excel, vá na guia Dados e clique no botão Meus Suplementos:

Na janela que aparecer, busque por Script Lab em (1), clique na lupa para pesquisar (2) e, próximo ao resultado Script Lab, a Microsoft Garage project (3), clique em Adicionar (4):

Verá que a guia Script Lab apareceu na sua Faixa de Opções com alguns comandos específicos:

Pronto, o Script Lab está instalado!

Executando o Seu Primeiro Script

Vamos ver o Script Lab em funcionamento?

Para selecionar um script (ou escrever o seu próprio script, futuramente), clique no botão Code da guia do Script Lab:

Espere alguns instantes para que o painel de tarefas seja carregado com o programa. Então, clique em Samples e selecione o primeiro exemplo Basic API call:

Veja que o código desse exemplo será carregado ao painel de tarefas. Então, clique em Run para iniciarmos uma execução:

Esse comando mostra o painel de tarefas com os projetos que você pode executar. Selecione o Basic API call para, de fato, executar seu script:

Seu programa irá executar no mesmo painel de tarefas onde você o selecionou. Para testarmos o funcionamento desse script, selecione, por exemplo, o intervalo B2:B15 da sua planilha e, em seguida, clique em Run code:

O resultado esperado do programa é mostrado abaixo:

Limitações do Script Lab

Curiosamente, o Script Lab é um Office Addin. Ou seja: é um Office Addin que serve para escrever código para Office Addin. E não somente código JavaScript! Sabe-se que um projeto Office Addin é composto por JavaScript + HTML + CSS, e com o Script Lab você consegue trabalhar com tudo isso e ainda importar bibliotecas:

Vale ressaltar que o Script Lab traz mais uma facilidade: ao invés de usar o JavaScript, é usado o TypeScript.

Além disso, há integração com o GitHub e você pode importar links de projetos interessantes que desejar.

No entanto, se você quiser criar um Office Addin e publicá-lo na Office Store ou no SharePoint da sua empresa, não terá como fugir do Visual Studio e aprender sobre a publicação de Office Addins.

Como falado inicialmente, o Script Lab foi criado principalmente para que usuários, e não desenvolvedores, comecem a experimentar essa nova geração de automatização do Office para que, com base na adoção do produto, a Microsoft invista em projetos mais ambiciosos que alcancem o nível do usuário.

O Script Lab é uma iniciativa muito interessante da Microsoft que chama atenção não só de quem já programa em VBA, mas de quem nunca escreveu código no Office.

Confira o link oficial do lançamento do Script Lab: https://dev.office.com/blogs/script-lab-a-microsoft-garage-project

By | 2017-11-30T19:53:42+00:00 Abril 18th, 2017|Notícias|