Latência ao Acessar Documentos por Aplicações do Office do OneDrive

Blog MLF   •   16 de Abril de 2017

Suponha que você esteja usando uma aplicação Office 2013 ou superior e ao salvar seu documento (seja uma planilha, um texto ou uma apresentação), a janela de Salvar fica em latência (congelada) como mostrado abaixo:

Você já passou por isso? É bastante improdutivo. Essa demora só acontece quando o documento está salvo dentro de um diretório do seu OneDrive. Um exemplo de caminho no OneDrive é C:\Users\MLF\OneDrive\Empresa\Finanças.xlsx.

Por padrão, ao invés do OneDrive fazer uma sincronização assíncrona de documentos Office, ele faz de forma síncrona. Em outras palavras, ao invés de ele salvar o documento e deixar o trabalho de sincronização para o Windows, ele processa a sincronização em primeiro plano, na aplicação Office.

Para piorar, quando você invoca uma janela para abrir um documento (Ctrl+A), muitas vezes tem que esperar outra latência dessas. Como se não bastassem esses problemas, há outros. Em documentos armazenados dessa forma, propriedades como ThisWorkbook.Path (ou ThisDocument.Path) do VBA retorna o URL do documento em seu caminho OneDrive (link de Internet) ao invés do caminho local do arquivo. Isso gera erros normalmente não previstos em macros que precisam dessa propriedade.

A boa notícia é que é possível desabilitar essa terrível experiência de usuário.

Desabilitando Sincronização entre Office e OneDrive

Feche sua aplicação Office. Então, clique com o botão da direita no ícone de bandeja do OneDrive e vá em Configurações:

Vá na aba Office e desmarque as duas caixas de seleção como mostrado abaixo. Em seguida, clique em OK:

Agora, você terá uma experiência de abrir e salvar arquivos no seu Office semelhante à forma como tinha no Office 2010 ou anterior.

Votação para Alterar essa Configuração por Padrão

Ainda bem que você conseguiu chegar a esta página e (espero) resolveu seu problema. No entanto, pense nos milhões de usuários que desconhecem esses passos e tem que lidar com essa latência no dia a dia. Não seria mais sensato se, por padrão, a Microsoft deixasse desativada essa configuração? Devemos lembrar que a grande maioria da população possui acesso lento à Internet.

Se acha que sim, vote nessa proposta aqui.

Bônus: Agilizar Interface de Abrir e Salvar Documentos

Na sua aplicação Office (no exemplo utilizando, estou no Excel), entre nas opções e vá no menu Salvar. Então, marque/desmarque as opções destacadas abaixo:

Ao marcar essas opções, o layout das interfaces de abrir e salvar janelas se tornará mais direto, menos orientado ao OneDrive e mais parecido com o modo clássico do Office 2010 e anterior.

By | 2017-04-17T21:30:12+00:00 abril 16th, 2017|Dicas|